A resposta está na pergunta e a solução no problema. Sempre acreditei. Se não estiver dentro está por perto. É só olhar em sua volta. Ou melhor, é só prestar atenção nos seus passos, no seu caminho.
E para minha surpresa, pra meu espanto, descobri que... a palavra óbvio vem do latim -> ob + via, flexionado como viam. Ou seja… no caminho, na sua via. O que é óbvio, que você já sabia, é aquilo que está onde você passa.
Infelizmente a gente anda muitas vezes distraídos, perdidos em nossos pensamentos e não conseguimos nem ver o chão onde pisamos. Pena, porque é do lado de fora que está a realidade.
Além do ‘óbvio’ tem o sinônimo ‘evidente’. Evidente, obviamente,quer dizer isso mesmo, o que e- + vident-, videns, particípio presente de vidēre, ver. Se o óbvio é o que está no seu caminho, o evidente é aquilo que está diante dos seus olhos.
Assim como nós distraídos andamos sem olhar onde pisamos, quando estamos focados em outras coisas também deixamos de ver tudo o que está na nossa cara, o evidente.
E não é só uma questão de ver ou não ver. Às vezes a gente também não escuta.
Semana passada, tive dois momentos de clareza e tudo o que fiz foi olhar o óbvio e o evidente. Fazendo apenas isso consegui resolver dois problemas. O primeiro era encontrar uma sacada, para uma apresentação. Depois de tentar vários caminhos, olhei para onde eu estava. E encontrei a resposta. Em outro momento, acredito ter encontrato um caminho para minha vida profissional. E o que eu fiz nisso tudo? Nada. Apenas levantei algo que já era evidente.
Em ambos os casos não criei coisa nenhuma. Olhei apenas. Para meu caminho e para o que estava a minha volta. E lá, no mundo real, acessível a todos, estava a resposta.
Acho que devemos aprender um pouco sobre o poder que tem a simplicidade, só assim a gente não complicaria tanto as coisas.
elementar, meu caro.
ResponderExcluirobrigada pelo texto, oráculo.
=***