O Festival de Cores, ou Festival de Holi ou ainda Lathmar Holi, é uma festa tradicional indiana, que acontece sempre entre fevereiro e março por todo o país (este ano, terá início em 1º de março).
Os indianos contam que o festival surgiu há séculos antes do nascimento de Cristo, e há várias versões para a sua origem.
Um certo rei, o temível Hiranyakashyap, desejava a veneração de todos, e foi justamente seu filho, Prahlad, que decidiu adorar a uma outra entidade, Lord Naarayana. Hiranyakashyap então inconformado, exigiu a ajuda de sua terrível irmã, Holika, que tinha o poder de não se queimar, a levar Prahlad para a fogueira a fim de matá-lo. O que Holika não contava, era que esse poder era anulado, ao enfrentar o fogo acompanhada. Lord Naarayana reconheceu a devoção do jovem Prahlad e o salvou.
Uma bela história para mostrar que o bem vence o mal.
E é sobre isso que se faz o festival.
Além de, claro, ser uma ótima boas vindas para a primavera que está prestes a chegar no hemisfério norte.
O primeiro dia do festival é conhecido como Holikan Dahan (morte de Holika). Neste dia, os indianos acendem fogueiras em memoria dos jovens que escaparam do fogo como Prahlad.
O segundo dia é o principal, o dia de Holi, sempre comemorado sempre em dia de lua cheia. Neste dia as pessoas se juntam nas ruas, com sacolas de pó colorido (tinta natural) e água, colorindo uns aos outros, ao som de muita música e risadas! Uma grande festa para todas as idades!
Quem acompanhou a última telenovela da Glória Perez, sobre a Índia, teve oportunidade de ter uma noção de como é alegre o festival.
E você, já preparou o seu saquinho?
já. quer pegar no meu saquinho?
ResponderExcluirMeu saco ficou meio cheio daquela novela :P
ResponderExcluir