quinta-feira, 25 de março de 2010

Memória

Eu tinha pensado em um assunto muito interessante para escrever dias atrás. Daí não escrevi na hora que pensei e depois quando fui pensar de novo não lembrava sobre o que era. E continuo não lembrando. Então resolvi escrever sobre isso: o fato da memória, pelo menos a minha, estar a cada dia que passa funcionando menos. Encontrei em casa uma edição da Super Interessante que fala sobre a memória e sobre porque ela está mais curta. Não li ainda, mas já vi que lá tem uns testes de memória que só de passar o olho eu percebi que não funcionariam comigo.
Acho incrível minha capacidade de simplesmente esquecer certas coisas. Às vezes me esforço em lembrar e simplesmente não consigo. Parece que existe um buraco negro dentro do meu cérebro que me impede de lembrar o que eu quero. Juro que chega a bater um desespero.
Acho que um pouco da culpa disso é a quantidade de informação que somos meio que obrigados a armazenar. É muita coisa para uma cabeça só. Além disso, ainda existe um pouco de facilidade e comodismo. Ultimamente quando não lembro algo recorro imediatamente ao Google. O que acaba me impedindo de consultar mais a minha pobre e falha memória. Em compensação, certos acontecimentos insistem em ficar ali guardados e às vezes vêm à tona sem que estejamos preparados para aquilo.
É algo que me deixa irritado na maior parte do tempo, mas é importante demais para ser deixada de lado. Acho que o melhor a fazer é exercitá-la o máximo possível, antes que todos nós acabemos contraindo um mal de alzheimer no fim da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário